Conversar é Preciso com Luís Moreira Gonçalves

51
Dormindo entre Cadáveres

O médico e escritor português que vive em São Paulo, Luís Moreira Gonçalves, é o nosso próximo convidado. Em conversa, o livro Dormindo entre Cadáveres, onde narra a sua agonia na Amazónia durante a pandemia por Covid-19.

A novela gráfica – banda desenhada – conta a narração dele e as ilustrações de Felipe Parucci. Se o título é assustador, a estória baseada na realidade é ainda mais impactante.

Gonçalves tem Licenciatura e Doutoramento em Química (Universidade do Porto), Licenciatura em Ciências Básicas de Medicina e Mestrado Integrado em Medicina (Universidade do Minho), além de Pós-Doutoramento (Universidade do Porto) e Pós-Graduação em Psiquiatria (CENBRAP). Tanto na academia quanto na prática medicinal, tem passagens por diversos países: Espanha, Reino Unido, República Checa e Brasil.

Atuou como professor convidado da UNESP e professor concursado da USP (Brasil). Publicou cerca de 100 artigos em revistas internacionais, mais de 3000 citações. Nessa entrevista, uma grande oportunidade para conhecer a sua trajetória, principalmente a experiência na Região Norte do Brasil, onde conviveu em hospital de campanha com desesperos, dores e mortes. Segundo o médico e escritor, menos de 30% dos pacientes tinham hipótese de sobrevivência numa crise onde tudo era falta: equipamentos, remédios, profissionais de saúde.

A graphic novel – Dormindo Entre Cadáveres – foi recentemente publicada em Portugal pela editora Zigurate.

 

Avalie este post

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *