Conversar é preciso com Cláudia Castanho
Escrito por Radio Transforma no dia 10/02/2025
Em Portugal um baloiço sempre faz lembrar das crianças que, por sua vez, sugerem movimentos de idas e vindas e que, como tal, cortam o tempo entre divertidas brincadeiras e crescimento pessoal. Sobre isso, “Conversar é Preciso!”.
Então, neste episódio a educadora social Cláudia Castanho apresenta a Associação “Baloiço do Tempo”, um Centro de Atividades e Ocupação Infantil e Juvenil, localizado na cidade de Vila Nova de Gaia. Da mesma forma que os balanços – como são chamados no Brasil –, a proposta é uma inspiração para a criação e manutenção de um espaço de excelente ambiência.
Assim, a ideia de juntar um espaço lúdico com as raparigas e gajos – meninas e meninos – faz da metáfora uma tradução para o trabalho educacional a partir da diversão e da espontaneidade. Nesta conversa a presidente da Baloiço do Tempo, Cláudia Castanho, explica como funcionam as atividades com os participantes.
Expressão plástica, dramática e musical, além de Colónias de Férias e Atividades de Tempos Livres – ATL são algumas das atrações que fazem com que os infantis e juvenis sintam-se perfeitamente em casa. Uma casa, na verdade, educacional e divertida. A relação com os pais dos participantes e com as equipas de trabalho também é abordada na entrevista.
Em tempos de inúmeras facilidades e atrações tecnológicas, quais são as estratégias da Baloiço do Tempo para atrair e manter a criançada em seu espaço? A convidada explica, então, o “pulo do gato” e, ainda, dá dicas de como é possível e viável a convivência entre o tradicional e o moderno. Ou seja, entre os livros e os telemóveis – telefones celulares -, nenhuma tela e página são viradas para traz sem a interação com os participantes.
Educadora social desde 2006, Cláudia Castanho fala dos desafios e dos prazeres de pôr os seus conhecimentos à disposição do desenvolvimento de jovens e crianças. Então, enquanto o tempo nos faz balançar entre isso e aquilo, vale assistir à entrevista completa e saborear um pouco do que as meninas e meninos proporcionam no Baloiço do Tempo.